Garrafas de Leitura









GARRAFA DA LEITURA MÊS SETEMBRO 2013

GARRAFA DA LEITURA COM A ESCRITORA ELIANA AP. DE QUADRA CORRÊA

 Tocando músicas ao som do violão: Borboletinha e A Casa
 Conversa sobre começou a ser escritora. Desde de pequena gostava dos livros
 Contando a história do Ratinho
 A entrega da Garrafa da Leitura para as crianças
 Professoras, coordenadora da Biblioteca Pública e escritora

No dia 24 de setembro de 2013 na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin ocorreu mais uma Garrafa da Leitura com as crianças do CEI Eliane Krüger. 

Ao som de música infantis como Borboletinha, A casa, tocadas no violão, as crianças puderam conhecer a escritora Eliana Aparecida de Quadra Corrêa e seu livro Ratinho, a banana amarela e madura e o filho do grande urso esfomeado. É um revisitamento do livro Ratinho, o morango maduro e o urso esfomeado de Don Wood e Audrey Wood. 

Após conhecerem o Ratinho que gosta de banana e sua aventura, as crianças vivenciaram o momento de dividir a banana e o morango em clima de descontração e gostinho de quero mais.

Agora a aventura continuará na escola com a Garrafa da Leitura ilustrado pelo artista plástico Luis Araão e o livro do Ratinho. 

Muitas descobertas a estes pequenos.






No dia 11 de setembro de 2013 ocorreu na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin a atividade cultural Garrafa da Leitura com a presença dos alunos (5 anos) do CEI Mário Avancini para conhecerem o escritor Jorge Hoffmann e participar da vivência do Ovo mágico. Desta vez a aluna Ana que nasceu do ovo como Borboleta. Foi muito emocionante. Parabéns a turma pelo momento mágico.


 O escritor Jorge iniciando a conversa com as crianças e apresentando os plac-placs
 A aluna Ana esperando a construção do seu ovo pelos amigos 


 Hora de fechar o Ovo Mágico e chocá-lo
 A espera do nascimento da Borboleta



Hora da entrega da Garrafa da Leitura para as crianças do Cei Mário Avancini





GARRAFA DA LEITURA NO VOO LIVRE

No dia 25 de outubro de 2012 ocorreu a Garrafa da Leitura com o Grupo Voo Livre na Udesc. Desta vez a Garrafa da Leitura trouxe a escritora e historiadora Jeisa Rech com o seu livro “Memórias sobre namoros em Joinville na década de 1950”. Uma volta ao passado falando sobre a década de 50 em Joinville e as memórias coletadas pela historiadora auxiliaram a produção do livro vindo de uma pesquisa de Mestrado da UFSC.
Primeiramente Jeisa Rech foi apresentada por Rita de Cássia e Eliana que falaram sobre da Garrafa da leitura uma ação da Biblioteca Pública com o objetivo de difundir os escritores joinvilenses.
Jeisa então iniciou sua fala sobre suas pesquisas que teve como base a metodologia da história oral e através das entrevistas com senhores e senhoras de 70 e 80 anos pôde costurar registros dos costumes dos jovens na década de 50 em Joinville.
Assuntos abordados: Ser jovem em Joinville, as memórias de responsabilidade e trabalho, memórias de diversão, como os bailes, cinemas e passeios. Relacionamentos a dois pensando no par ideal, a importância dos sobrenomes e de ser da mesma religião para formar familiar. As intimidades e o caminho ao altar apresentando uma Joinville tradicional e ritualística.
Após abriu-se para ouvir as memórias do grupo. Muitos são migrantes. E o interessante é que no Chile, no nordeste, os namoros eram mais liberais. Em Minas Gerais os jovens tinham que cuidar para namorar pares do mesmo partido político. Alguns relataram também estratégias dos pais para que o namorado percebesse que era hora de ir para casa. Alguns pigarreavam, outros convidavam para rezar o terço ou até pediam para a esposa a Gamela para lavar os pés, em sinal que era hora de dormir.
Jeisa também presenteou a todos do Voo Livre com um livro autografado.
Rita de Cássia fez a leitura do seu texto “A criança que mora em mim” dizendo: “A criança em mim habita todas as idades. Surpreende-se nas escolhas e acolhidas, vigiada pela ternura”. E Eliana divulgou o lançamento do livro Degustação Poética dos alunos da E.E.B Professora Jandira D’ávila lendo o poema “Museu Humano” que fala sobre um velho contador de histórias, de Ana Carolina Toso de Abreu Mendes, Caroline Bueno, Jonata Marcel Mendes, Leonardo Santana de Oliveira, Luiz Paulo Mezzalira, William Danrlei Fernandes. Assim finalizando o encontro.







 
*****************
GARRAFA DA LEITURA EM SETEMBRO

No dia 25 de setembro de 2012, na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin aconteceu no setor infantojuvenil, a Garrafa da Leitura com o escritor Marinaldo de Silva e Silva apresentando o seu livro “Poesia para crianças para quando ficarem adultas” através de apresentação das ilustrações e dos poemas no datashow.
A turma participante deste momento mágico com o escritor na Biblioteca Pública foram as crianças de 5 anos da professora Fárida do Cei Esperança.
No retorno ao Cei, professora e crianças puderam levar a Garrafa da leitura com o livro para conhecer melhor a obra do escritor.









-----------------------------------------------



GARRAFA DA LEITURA EM AGOSTO

No dia 15 de agosto de 2012, na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin aconteceu no setor infantojuvenil, a Garrafa da Leitura com o escritor Jorge Luiz Hoffmann apresentando o seu livro “Ovo mágico” através de contação de história e a dinâmica da construção do ovo com os plac-placs. A turma participante deste momento mágico com o escritor na Biblioteca Pública foram as crianças de 5 anos da professora Márcia do Cei Sigelfrid Poffo. No retorno ao Cei, professora e crianças puderam levar a Garrafa da leitura com o livro para conhecer melhor a obra do escritor.








**************************************

        Garrafas de Leitura - Maio de 2012


 No dia 3 de maio de 2012 ocorreu mais um encontro com o grupo Voo Livre na UDESC e neste dia tivemos a Garrafa da Leitura com a presença do escritor Hilton Gorresen apresentando suas obras e sua vida literária.  Referindo –se ao seu livro São Chico Velho de Guerra Görresen comenta: “Acho que todo mundo deveria escrever suas memórias, mesmo que não sejam publicadas. É um modo de deixar registrada sua passagem pelo mundo, de reviver a caminhada empreendida desde suas origens.”  E apresentou uma de suas memórias de infância, o Boi de mamão. Entre as trocas de lembranças dos tempos passados, sugeriu-se aos participantes a leitura dos livros: São Chico Velho de Guerra e O que aprendi sobre redação e posso lhe ensinar. E assim no próximo encontro com o escritor que será no dia 21 de junho outras trocas memoriais serem possíveis. 



No dia 21 de junho de 2010 a Garrafa da leitura esteve com o grupo Voo Livre na UDESC. O escritor convidado para participar desta ação foi Hilton Görresen apresentando o seu livro: “O que aprendi sobre redação e posso lhe ensinar”. No primeiro momento, a coordenadora do setor infantojuvenil, Eliana Aparecida de Quadra Corrêa contou a história “Um grande sonho” de Felipe Ugalde para dar início ao encontro. Em seguida, o escritor Hilton Görresen, mostrou algumas sugestões que seu livro revela sobre o processo de produção textual, que podem auxiliar na escrita de bons textos narrativos, argumentativos e correspondências. O escritor presenteou a todos os participantes do grupo Voo Livre, com o seu livro, sendo este encontro uma ação da Garrafa da leitura, fomentando a leitura entre os participantes.

Boa leitura a todos do Voo Livre!


_____________

Garrafa da Leitura é um projeto proposto pela coordenadora Eliana do Setor infanto-juvenil da Biblioteca Pública Rolf Colin com objetivo de valorização dos poetas, escritores e ilustradores de Joinville.
No mês de setembro de 2009 foi o primeiro encontro com o escritor Jorge Luiz Hoffmann Apresentando oseu livro "Ovo Mágico", para as escolas:
- Escola Municipal Estrada Palmeira.
- Escola Municipal 7 de Setembro.

Com a presença das professoras Judite e Tania. Neste dia foi entregue a elas a garrafa com o livro "Ovo Mágico" para levar para a escola para realizar leitura, atividades criativas e prazerosas. Ao retornar a garrafa para a biblioteca as escolas enviará também seus trabalhos e fotos para exposição. A Garrafa da Leitura foi ilustrada pelo ilustrador Humberto Soares. Para as escolas participantes uma boa leitura!!!

************


REPORTAGEM JORNAL A NOTÍCIA

ANEXO A NOTICIA 26 de abril de 2010. | N° 746

LEITURA

Como saciar a sede de ler

PROJETO DESENVOLVIDO NA BIBLIOTECA ROLF COLIN ESTIMULA O INTERESSE PELA LEITURA COM EMPRÉSTIMOS DE GARRAFAS COM LIVROS DENTRO

As garrafas plásticas de dois litros de refrigerantes têm relevância para a literatura joinvilense. É com elas que a professora e coordenadora do setor infanto-juvenil da Biblioteca Pública Rolf Colin, Eliana Aparecida de Quadra Corrêa, resolveu preencher o vazio que ficou após ter bebido o líquido, com o mundo ilimitado de histórias e poemas feitos por escritores de Joinville. O Projeto Garrafa da Leitura começou a ser desenvolvido no ano passado com base em uma iniciativa adotada por uma escola de Jaraguá do Sul. A ideia original foi baseada no projeto bookcrossing, implantado em 2001 nos Estado Unidos, como forma de estimular a leitura entre as crianças. Eliana convida alunos de uma escola municipal da cidade a participar de um encontro com um escritor da cidade. Para isso, é feito um trabalho inicial de divulgação da obra com o empréstimo da garrafa que abriga o livro dentro à escola. As embalagens são bem coloridas para chamar a atenção da criançada. Elas foram pintadas pelo artista Humberto Soares. “Cada turma de alunos será a divulgadora das obras com os demais colegas e com isso estimulamos o interesse em conhecer as histórias e poemas apresentados”, destaca Eliana.

Depois, os alunos vão até a biblioteca para ter um encontro com o escritor. Nessa experiência, as crianças aproveitam para conversar, fazer perguntas sobre como foi feita a obra e também interagir com os textos.
Na quinta-feira, o escritor Jorge Luiz Hoffmann atendeu a 20 alunos do Centro de Educação Infantil Vice-prefeito Ivan Rodrigues, do bairro Iririú. Cercado pelas crianças, ele fez uma brincadeira em que os alunos eram indagados a responder o que gostariam de ser caso nascessem de um ovo. A motivação tem a ver com o tema do conto do livro “O Ovo Mágico”, escrito por ele. A professora Edna de Oliveira Silva Bizarri disse que os alunos conheceram o trabalho do escritor pela divulgação de outros estudantes da escola que foram apresentados à obra pelo livro presente na garrafa. “Trabalhamos o livro em sala de aula e eles ficaram entusiasmados em conhecer o ator. Quando isso ocorre, as crianças se interessam mais pela leitura”, destaca a professora.

No ano passado, este trabalho foi desenvolvido em seis escolas da cidade. Neste mês, três unidades foram contempladas com a distribuição da garrafa literária. A embalagem fica um mês em cada escola para ter o livro apresentado para as turmas. Neste trabalho, estão sendo divulgados também as obras “Poesia para Crianças”, de Marinaldo Silva e Silva; “O Dia de Carnaval”, de Maria Rosa Coutinho; e “Pele Submersa”, de Rita de Cássia Alves. “As escolas estão interessadas em participar do projeto. Tanto que temos procura para a divulgação das obras até agosto. Pretendemos trabalhar com mais autores locais”, destaca Eliana.


********
No dia 03 de novembro realizamos a última garrafa da leitura de 2010. O evento que deveria acontecer na Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin ocorreu na Escola Municipal Navarro Lins, no bairro Espinheiros, pelo motivo da Biblioteca estar interditada desde setembro com a queda da forração. Com isso esta ação se concretizou no auditório da escola com a participação de alunos de 5º ano e alunos também do 5º ano da Escola Municipal Dom Jaime. E estes puderam prestigiar as histórias do escritor Humberto Soares.
Primeiramente Humberto Soares apresentou suas histórias através de contação:
- Cidade da Chuva
- Sorocopô
- Iraê
- Taiunaiá.
Após colocou músicas do CD cantadas por Ana Paula e com instrumentos alternativos fazia sons de água, trovões... Fez também desenhos que representassem as histórias mostrando o seu lado de artista plástico.
No final Humberto abriu espaço para perguntas dos alunos, que perguntaram:
Quantos livros ele havia publicado?
Como ele fazia para escrever?
Quanto tempo ele escrevia?
Quanto tempo desenhava?
O que ele fez para aprender a desenhar?
Onde nasceu?
Quanto tempo está em Joinville?
Enfim, os alunos fizeram muitas perguntas, demonstraram muito interesse pela sua arte, tanto da escrita como a do desenho. No final, realizamos uma dança circular com a música Vinheta – Princesa Olhos D`água de Ana Paula da Silva. E então foi passado as professoras as Garrafas com o livro do Humberto Soares – Contos em Cantos para que os alunos pudessem durante este mês conhecê-lo.

Garrafa da Leitura do mês de agosto de 2010
Escolas participantes
CEI BRANCA DE NEVE
CEI RAIO DE SOL II

No dia 10 de agosto de 2010 com a presença do escritor Jorge Luiz Hoffmann que apresentando o seu livro “Ovo Mágico” as crianças de dois CEIs: Cei Branca de Neve que veio com 20 crianças de 5 anos e a professora responsável Elenice. E o Cei Raio de Sol II com 22 crianças também de 5 anos com a diretora responsável Fernanda. Primeiramente as turmas conheceram o funcionamento da Biblioteca Pública pela coordenadora do setor infanto-juvenil Eliana, apresentaram bastante interesse pelos livros, em como emprestá-los e principalmente pelo trabalho de restauração que a Dolores desenvolve com os livros doentes (danificados pelo uso). Após a chegada ao setor infanto-juvenil encontraram com o escritor tocando flauta. Sentaram em roda e o escritor contou sobre o seu livro, como ele escreveu a história da Bia e a formiga. E por final conheceram o ovo mágico que foi construído por todos, com os plac-placs. Mais uma vivência mágica, vivida com o ovo mágico.



Garrafa da Leitura do mês de maio de 2010
Escolas participantes
CEI RAIO DE SOL II
E.M. OSWALDO CABRAL

No dia 13 de maio foi a vez do escritor Jorge Luiz Hoffmann que apresentou o seu livro “Ovo Mágico” e o jogo da Onça que o próprio escritor confeccionou. Com a presença de alunos de 5 anos da escola: CEI RAIO DE SOL II. Foi um momento de conhecer um pouco sobre jogos (indígenas) e também sobre a história do ovo mágico e vivenciando-a com os plac-placs. Dia 14 de maio de 2010 na Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin tivemos também a ação da “Garrafa da Leitura”, no setor infanto-juvenil com a presença do poeta Marinaldo de Silva e Silva, apresentando o seu livro “Poesia para as crianças quando ficarem adultas” para os alunos do 5º ano da E.M.Oswaldo Cabral. Foi um momento especial de conversa com o poeta e de conhecer seus poemas e saber o que fez o escritor escrever cada poema.






GARRAFA DA LEITURA MARÇO DE 2010


Garrafa da Leitura do mês de março de 2010 - Escolas participantes
E.M.DR. HANS DIETER SCHIMIDT-SEDE
CEI VICE-PREFEITO IVAN RODRIGUES

Dia 12 de março de 2010 na Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin retomamos com a ação da “Garrafa da Leitura”, no setor infanto-juvenil com a presença do poeta Marinaldo Silva e Silva, apresentando o seu livro “Poesia para as crianças quando ficarem adultas” para os alunos da E.M.DR. HANS DIETER SCHIMIDT-SEDE e assim conhecê-lo e se deliciar com sua obra. Foi um momento especial de conversa com o poeta e de conhecer seus poemas.

No dia 16 de março foi a vez do escritor Jorge Luiz Hoffmann que apresentou o seu livro “Ovo Mágico”. E com a presença de alunos da escola: CEI VICE-PREFEITO IVAN RODRIGUES. Este foi mais um momento de magia, crianças conhecendo o escritor e vivenciando o seu livro através da construção do ovo mágico. A “Garrafa da Leitura”, foi um projeto proposto pela coordenadora do setor infanto-juvenil Eliana Aparecida de Quadra Corrêa e apoiado pela coodenadora de bibliotecas Alcione Pauli está em prática desde 2009. As garrafas foram ilustradas pelo Humberto Soares, ilustrador do livro “Ovo Mágico”.

Esta ação tem como objetivo promover um incentivo a leitura e ao gosto pela literatura joinvillense. Com este espaço acredita-se que com a divulgação feita pela Biblioteca Pública e com parcerias com as escolas, levando os alunos a biblioteca e depois a garrafa com o livro para divulgar esta leitura na escola, é possível ter um público maior de leitores das boas obras de poetas e escritores de nossa cidade, como também da valorização de ilustradores locais. Agora as garrafas estão nas escolas: E.M.DR. HANS DIETER SCHIMIDT-SEDE e CEI VICE-PREFEITO IVAN RODRIGUES e este mês de março todos os alunos e professores poderão desfrutar do prazer de ler.

*****************************


GARRAFA DA LEITURA NA ESCOLA HANS MULLER


Garrafa da Leitura está na E.M. Hans Muller

Dia 8 de outubro de 2009 a Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin tivemos a continuação da “Garrafa da Leitura”, no setor infanto-juvenil com a presença do escritor Jorge Luiz Hoffmann para apresentar o seu livro “Ovo Mágico”. E com a presença de alunos da escola: Escola Municipal Hans Muller e com as professoras: Rosane, Roseli, Áurea e a supervisora Claudia e as coordenadoras do setor infanto-juvenil Eliana Ap. de Quadra Corrêa e Marlete Rodrigues Cardoso e a Coordenadora de Bibliotecas Alcione Pauli.

A “Garrafa da Leitura”, que foi ilustrada pelo Humberto Soares, ilustrador do livro “Ovo Mágico” que tem como objetivo promover um incentivo a leitura e ao gosto pela literatura joinvillense. Com este espaço acredita-se que com a divulgação feita pela Biblioteca Pública e com parcerias com as escolas públicas e particulares, é possível ter um público maior de leitores das boas obras de poetas e escritores de nossa cidade, como também da valorização de ilustradores locais. Este segundo encontro foi um momento mágico, de conhecer e de nascer. É, de nascer do ovo mágico de Jorge Luiz Hoffmann. E boa leitura para a escola participantes.

Um comentário:

Luiz Carlos Amorim disse...

Que belíssimo trabalho, professora. É muito bom saber que existem pessoas dedicadas que se empenham em incutir o hábito da leitura. Parabéns. Um grande abraço.